Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 1 fevereiro, 2017 às 12:13
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O Plano de Negócios é simples e deve ser dividido em três partes: metas, ações e tarefas

Começar um novo negócio envolve risco, dúvidas e muitas incertezas. A maioria dos novos empreendedores precisa de algum tipo de ajuda neste estágio. Sem conhecimentos em gestão e administração, o negócio pode não sobreviver nem aos primeiros meses.

Para evitar este destino, é importante buscar capacitação e aproveitar ferramentas disponíveis que podem ser úteis em vários estágios da empresa.

Confira abaixo cinco ferramentas gratuitas que vão tornar o trabalho do novo empreendedor mais fácil:

1. MAT: plano de negócios simplificado
Microempreendedores individuais (MEI) são o público dessa ferramenta, que funciona como um plano de negócio simplificado. Sua aplicação é bastante simples e os dados sobre a empresa devem ser divididos em três partes: metas, ações e tarefas. O empreendedor deve utilizar a tabela contendo essas informações para planejar a evolução financeira do negócio, logo no início das atividades, e também para analisar se o que planejou está acontecendo de fato.

2. Análise 360° da oportunidade de negócio
Essa ferramenta te ajuda a verificar se a sua ideia é viável ou não, identificando seu possível público e quanto ela poderia gerar de faturamento. A análise é feita para empreendedores de primeira viagem e serve para identificar entre um pacote de ideias qual delas representa a melhor oportunidade. Ela guia o empreendedor a refletir sobre suas vontades e necessidades e relacioná-las a aspectos internos e externos do negócio.

3. Aidala: plano de marketing e vendas para empreendedores
Boa parte dos empreendedores não investe tempo e atenção no planejamento do negócio. O objetivo dessa ferramenta é facilitar a elaboração de um plano de marketing e de vendas, considerando as limitações de recursos, de tempo e de conhecimento de cada um. A sigla se refere às etapas que o empreendedor deve seguir para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo. Inicialmente, o empreendedor deve refletir sobre o posicionamento do seu negócio, qual o perfil de cliente desejado pela empresa e como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo.

4. Scamper: técnica de geração de ideias
A ferramenta funciona como guia para o empreendedor realizar uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito de novos produtos e serviços. Ela funciona como instrumento de inovação e torna possível direcionar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo. A intenção é mostrar que não é preciso ser um gênio para ter ideias criativas. Todos os funcionários da empresa devem ser convidados a participar dos encontros.

5. Nomes para um novo negócio

Escolher o nome do negócio é sempre trabalhoso. É raro encontrar um empreendedor que não tenha tido dificuldade nessa parte. A ferramenta é indicada para empresários iniciantes ou empresas sem verba para contratar uma consultoria específica. Ela apresenta técnicas simples para gerar nomes e avaliar sua adequação ao negócio.

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