Via : Revista PEGN

Publicado: terça-feira, 6 setembro, 2016 às 16:41
startup-2
É essencial buscar pessoas que são realizadoras, que ponham a mão na massa, e que aprendam rápido

O que faz uma startup crescer acima da média? Para o ex-diretor de marketing da Netshoes e atualmente à frente da Aceleradora Orgânica, Roni Cunha Bueno, o segredo envolve resolver um problema verdadeiro e ter a equipe certa. Bueno foi um dos palestrantes do Fire 2016, evento que está sendo realizado em Belo Horizonte e é organizado pela Hotmart.

Bueno falou sobre sua experiência empreendedora e sobre o que transforma startups em grandes negócios. “Há alguns fatores que fazem com que várias empresas cresçam exponencialmente”, diz ele. Saiba quais são esses fatores de sucesso.

1. Conheça a “fórmula da dor”
Segundo Bueno, as empresas se dividem em duas categorias: as que têm produtos que resolvem problemas, ou “curam a dor”, e negócios que “garantem o prazer” de seus clientes, aumentando o conforto das pessoas.

Para o empreendedor, o primeiro grupo é o que tem mais chances de ser bem-sucedido. “As empresas que curam a dor melhoram a vida, melhoram o mundo, fazem sua base de clientes amá-la. Por sua vez, as ‘empresas do prazer’ não são disruptivas e só melhoram produtos que já existem faz tempo”, afirma.

Bueno exemplifica o potencial do sucesso de uma empresa a partir da seguinte fórmula:

Potencial de sucesso = força x duração x frequência “da dor”

Para demonstrar o sucesso de uma empresa em conformidade com sua fórmula, o empreendedor usou o Uber como exemplo. “O Uber melhorou a vida de quem sofre com o trânsito das grandes cidades. Essas pessoas sentem “dor” com uma força grande, uma duração tão grande quanto o seu trajeto e que surge quase todo dia. O aplicativo contribui para a melhora de todos os aspectos ao oferecer uma alternativa mais barata e menos desgastante que usar o carro ou o transporte público.”

2. Tenha uma cultura definida
De acordo com Bueno, a cultura de negócios de alto impacto costuma ter alguns pontos em comum: a crença de que o impossível pode ser feito com muito trabalho, que é necessário inovar para sobreviver, que o erro é inevitável e deve ser encarado com compreensão, que seus funcionários devem cuidar da empresa como se fossem os donos e nunca se acomodar.

Bueno afirma que esses itens sintetizam os valores mais comuns de startups de sucesso. “Com essas características, o crescimento vem mais facilmente, a criação de ferramentas disruptivas se torna mais natural e há menos chances de a empresa perder espaço para um negócio mais preparado para os tempos atuais.”

3. Não se acomode
O fundador da Orgânica ressalta a importância de empreendedores e funcionários não se acomodarem. “Altos salários, cargos de prestígio, o domínio dos processos da empresa e até a afeição do resto da equipe podem prejudicar a motivação. Não se pode deixar levar por nenhum desses fatores”, afirma.

4. Busque as melhores pessoas
Bueno acredita que a construção de uma equipe capacitada e engajada é outro fator determinante para empresas que crescem bastante. “É essencial buscar pessoas que são realizadoras, que ponham a mão na massa, e que aprendam rápido.”

Para o empreendedor, na maioria dos casos é melhor contratar alguém que têm vontade de trabalhar e valores semelhantes ao da empresa do que dar uma oportunidade a um profissional mais capacitado. “Não adianta ter um gênio que não tem vontade de trabalhar”, diz Bueno.

5. Siga “o fluxo”
A produtividade dos colaboradores de uma empresa de crescimento exponencial é a ideal quando a equipe trabalha em um estado de espírito que esteja longe da ansiedade (e, consequentemente, da sobrecarga) e do tédio. Este estado é chamado de “fluxo” na psicologia. “Ao manter todo mundo ‘no fluxo’, a empresa fica produtiva e os colaboradores se mantêm felizes.”

5 fatores que vão fazer sua startup crescer acima da média

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *