Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 7 fevereiro, 2018 às 10:00
Mesmo tratando todos de maneira igualitária, alguns funcionários se destacam pelo valor e empenho dados ao negócio

Todo empreendedor deve saber que o sucesso do seu negócio está diretamente ligado ao empenho de seus funcionários.

Por isso, é importante incentivar a equipe ao máximo, mostrando a relevância de cada um deles para a sua empresa.

Mesmo tratando todos de maneira igualitária, alguns funcionários se destacam pelo valor e empenho dados ao negócio, assumindo posições de altíssima confiança.

É importante que o empreendedor consiga notar e valorizar esse colaborador. Afinal, alguém que mostra tanto empenho por sua empresa deve ser recompensado.

Alguns indícios podem mostrar quando o funcionário está disposto a se tornar indispensável – e é importante saber quais. Eles foram listados em um artigo da “Fast Company” que trata sobre o tema. Confira alguns deles aqui:

1. Alta performance

O empreendedor deve criar uma relação de confiança com funcionários de alta performance. Na maioria das vezes, é comum que a produtividade esteja diretamente relacionada ao interesse em crescer na empresa.

Portanto, ficar atento aos funcionários que desejam crescer – e têm bons argumentos para tal – é essencial para montar uma equipe indispensável.

2. Embasamento

Os funcionários interessados em promoções ou cargos mais altos costumam reunir suas próprias métricas. É possível notar isso quando um colaborador solicita uma promoção, por exemplo.

Caso ele esteja embasando o pedido com números e argumentos que batem com os do próprio empreendedor, isso pode ser um sinal de que há interesse do funcionário em crescer e se solidificar na empresa.

3. Identificação com a empresa
Outro fator que o empreendedor deve estar atento é em relação a identificação do funcionário com o negócio.

Se o relacionamento da sua equipe com o produto desenvolvido ou serviço prestado pela companhia é positivo, um bom caminho já foi percorrido para encontrar colaboradores de confiança.

Para especialistas, o crescimento da própria empresa e do profissional fica mais fácil quando os valores estão alinhados.

4. Proatividade
A comunicação é um diferencial e tanto para aumentar a performance da equipe. Por isso, é importante buscar funcionários que não tenham medo de perguntar o que precisam fazer ou corrigir.

Jessica Sweet, especialista em carreira, afirmou no texto da “Fast Company” que o colaborador interessado faz perguntas. “Ele procura oportunidades e pede ajuda com as tarefas. Isso colabora para a melhora da equipe e também mostra a disposição de aprendizado.”

5. Profissional antes do pessoal
Quem deseja se tornar uma peça indispensável da empresa não teme em dividir as suas conquistas.

Isso é importante, porque mostra quem está interessado em colocar os objetivos da companhia à frente dos seus próprios.

Por isso, fique atento aos funcionários que compartilham as vitórias com todos – inclusive com seus chefes.

5 características dos funcionários indispensáveis para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *