Via : Pequenas Empresas Grandes Negócios

Publicado: quarta-feira, 19 setembro, 2018 às 13:09
Empresas que faturam com eventos esportivos
O gosto pela aventura se tornou um negócio milionário

Cerca de 61 milhões de pessoas com 15 anos ou mais praticam algum esporte ou atividade física no Brasil, de acordo com a pesquisa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o tema, de 2015.

O interesse cada vez maior por práticas como corrida, natação e bicicleta ou mesmo por atividades mais radicais, como o triatlon e a mountain bike, abriu caminho para a multiplicação de empresas especializadas na organização de eventos esportivos em anos recentes.

Inscrições de provas e patrocínios são as principais fontes de receita em torno dessas corridas de resistência, em que o gosto pela aventura se tornou um negócio milionário, com empresas que passaram a faturam com eventos esportivos.

Conheça negócios voltados para a prática do esporte:

Corrida de aventura

Sem percurso demarcado, o participante segue a bússola para encontrar postos de controle. Entre eles, é preciso pedalar, nadar ou remar em rios e cachoeiras, fazer rapel ou tirolesa e encarar longas caminhadas.
Inspirada em uma invenção neozelandesa, a Haka Race é organizada por Leonardo Carlos Barbosa, sócio-fundador da empresa de mesmo nome. “Comecei a praticar em 2002, criei uma assessoria esportiva, mas percebi um nicho como organizador dos eventos”, diz. São quatro provas anuais, com média de 500 participantes por etapa, com 15 km, 35 km ou 50 km e até sete horas de duração.

Com a ajuda da magrela

São 600 km de trilhas percorridas durante sete dias na região de Porto Seguro, na região sul da Bahia. Considerada a maior prova de mountain bike das Américas, a Brasil Ride passou a integrar, em 2012, o circuito mundial da UCI (Union Cycliste Internationale).

Ano passado, recebeu 500 competidores de 24 países. “Entre eles, seis campeões mundiais e um olímpico”, diz o português Mário Roma, radicado no Brasil desde 1990 e fundador da Roma Sports Marketing. “Para organizar a logística e o suporte contamos com 190 toneladas de equipamento, 300 pessoas, 80 mil litros de água por dia, UTI e ambulâncias 4X4”, diz.

Homem de ferro

A disputa não é para os fracos. Para completar a prova, é necessário nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,195 km. Criado em 1978 por três mariners em uma base militar no Havaí, o circuito IRONMAN é realizado anualmente em 34 países.

No Brasil, ocorre em Florianópolis (SC) desde 2000. “A prova reúne 2,5 mil atletas de mais de 38 países. Em 2017, movimentou R$ 35 milhões na cidade”, diz Carlos Galvão, 48 anos, sócio-fundador da Unlimited Sports, que tem a licença para organizar o IRONMAN no país.

Desbravando montanhas

Na ultramaratona organizada pela Adventure Camp, os participantes encaram corridas em percursos considerados curtos (de 40 km a 50 km) ou longos (de 70 km a 80 km) em terrenos montanhosos e irregulares localizados em um raio de até 300 quilômetros da cidade de São Paulo.

Batizado de Desafio das Serras, o evento anual é um dos carros-chefe da empresa do triatleta Sérgio Zolino. O outro é uma prova de endurance que envolve bicicleta, natação e caminhada (e que leva o nome da empresa). “No total, são organizados até 12 eventos por ano, que atraem uma média de 600 competidores cada”, diz.

4 empresas que faturam alto organizando eventos esportivos

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