Via : Época Negócios

Publicado: terça-feira, 21 agosto, 2018 às 13:29
4-dicas-para-inovar-na-industria
É preciso criar uma rede de competências que foque em desenvolver o seu produto

Um dos temas mais comentados na Conferência de Inovação Anpei 2018 foi a importância do fomento à inovação. Especialistas de diversas áreas subiram aos palcos do evento realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em Gramado (RS), a fim de incentivar empreendedores, academia e poder público a pensar em soluções que coloquem o Brasil na rota da inovação.

E foi para falar sobre a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor industrial que Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), foi convidado. Criada em 2013, a associação é uma das mais recentes agências de fomento do país.

A empresa foi criada com a missão de desenvolver a inovação na indústria brasileira, conectando investidores e empresas a institutos de pesquisa e universidades. Desde a sua fundação, já foram apoiados 528 projetos e 383 empresas, totalizando um investimento de R$ 863 milhões em inovação na indústria.

A empresa

Na visão do executivo, o principal desafio da Embrapii – e de quase todas as agências de fomento do país – é transformar a inovação em prioridade para o poder público. “Queremos captar recurso para a implementação de novas demandas de médias empresas e startups. Meu objetivo é fortalecer a Embrapii como fonte permanente de recursos para a inovação.”

Pereira aproveitou a palestra para dar dicas aos empreendedores que buscam se posicionar no novo mercado industrial brasileiro, a chamada indústria 4.0.

Confira as recomendações:

Seja realmente inovador

Na opinião do executivo, muitos empresários do mercado industrial acabam “perdendo tempo”, porque não buscam soluções já prontas no mercado. “É comum encontrar empresas que investiram em milhões internamente desenvolvendo tecnologias que poderiam ser facilmente achadas em uma parceria com startups. O primeiro passo para a inovação é procurá-la.”

Invista em equipe

Também não adianta reclamar que os seus concorrentes estão dominando o mercado se a sua empresa estiver ficando para trás. Para Pereira, indústrias inovadoras devem investir em gente. Ele recomenda que parte dos investimentos da empresa sejam voltados para o setor de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “É preciso criar uma rede de competências que foque em desenvolver o seu produto.”

Invista em tecnologia

As indústrias que não investirem em tecnologia ficarão para trás. Em tempos de indústria 4.0, inteligência artificial, internet das coisas, robótica, realidade virtual e aumentada e big data são a ordem. “Se você pensar em produtos, hoje a inovação tecnológica é o grande ‘drive’ da verdadeira inovação.”

Pense como uma startup

É difícil falar em plano de negócios se sua empresa nem sabe ao certo que tipo de produto vai desenvolver. “Você tem que sentir vontade de inovar quando se deparar com um problema desafiador.” É com essa “cabeça” de startup que as indústrias devem trabalhar inovação, acredita Pereira.

*O jornalista viajou a convite da Anpei.

4 dicas para inovar na indústria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *