Via : Revista PEGN

Publicado: quarta-feira, 31 agosto, 2016 às 13:11
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Aos 14 anos, Karp preferiu estudar sozinho e priorizar sua maior paixão: a programação. Anos depois, sua empresa se tornou um sucesso

O americano David Karp criou em Nova York, em 2007, o Tumblr, uma rede social baseada em blogs de fotos e textos curtos. Seis anos depois, vendeu a startup por US$ 1,1 bilhão para o Yahoo!.

Hoje com 30 anos, Karp segue como CEO do Tumblr. Atualmente, a startup tem 307,5 milhões de usuários cadastrados e recebe 555 milhões de visitantes únicos. Uma reportagem, originalmente publicada pela “Inc.”, falou sobre a vida de Karp e listou dicas de empreendedorismo do americano. Confira:

1. Seguir as regras às vezes não é o melhor a se fazer
Karp é um não conformista de carteirinha. Aos 14, ele desistiu da escola – com o consentimento da mãe -, preferiu estudar sozinho e priorizar sua maior paixão: a programação.

Anos depois, quando sua empresa se tornou um sucesso, Karp foi convidado a ir para o Vale do Silício, o maior hub de startups do mundo. Recusou a proposta, dizendo que preferia ficar em Nova York, onde a empresa havia sido criada. Mesmo assim, conseguiu levar a empresa a uma venda bem-sucedida.

Não dá para dizer que as escolhas de Karp foram as melhores, até porque não sabemos o que aconteceria se ele continuasse na escola ou se mudasse para o Vale. No entanto, a história dele mostra que é possível ir longe seguindo caminhos diferentes dos tradicionais.

2. Seja persistente
Aos 14 anos, com uma boa noção de programação mas sem nenhum diploma formal, Karp decidiu pedir um estágio na Federator Networks, uma produtora de animações. Ele queria trabalhar na Federator para aprender mais sobre sua área de interesse.

Ele enfrentou resistência do criador da empresa, Fred Seibert, mas conseguiu o emprego após provar que sabia programar. Em meses, foi efetivado e se tornou o responsável pela criação de um novo site para a Federator. Saiu da empresa após três anos. “Desde cedo, entendi que tinha que ser persistente para conseguir realizar meus sonhos”, disse Karp à “Inc”.

3. Seja aventureiro
Aos 17 anos, Karp viajou para o Japão e ficou por lá por um ano. Segundo o empreendedor, o país asiático era o lugar com mais novidades tecnológicas no mundo e era, portanto, a melhor nação para aprender coisas novas e levar para o seu país natal.

Ele juntou dinheiro para pagar três meses de aluguel e estudou japonês por algum tempo antes de se mudar. No país asiático, de acordo com Karp, ele aprendeu e fez contatos com pessoas que seriam importantes na criação do Tumblr.

Segundo a “Inc.”, a temporada japonesa, mesmo que indiretamente, mostrou que Karp tinha desde cedo um dos valores mais comumente encontrados em grandes empreendedores: a vontade de arriscar.

4. Acompanhe as previsões
No início dos anos 2000, os blogs ganharam relevância na internet. Na mesma época, alguns teóricos americanos afirmaram que as pessoas se interessariam cada vez menos por “textões” e que prefeririam fotos e vídeos acompanhados de pequenas frases.

Karp acompanhava todas essas previsões. E esperava que, em determinado momento, alguém criasse uma plataforma que seguisse a fórmula de imagens e textos curtos. No entanto, até 2006, ninguém o fez. Enxergando uma possibilidade de negócio, o empreendedor começou a trabalhar no Tumblr. No ano seguinte, a rede social foi lançada.

Por isso, é importante acompanhar as notícias. Você pode ser o empreendedor que fará a previsão de alguém virar realidade e ganhar um bom dinheiro com isso.

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