Via : DNA do Empreendedor
1) Defina regras de negócios
Regras de negócios são objetivos, deveres e restrições afins a operações comerciais. Para que tudo funcione de maneira esperada em suas vendas, é necessário o estabelecimento de condutas. Estas condutas englobam desde o contato inicial entre vendedores e clientes até o atendimento pós-venda.
Com uma equipe de vendas bem treinada, conhecedora dos produtos e serviços que sua empresa oferece, os problemas passarão longe. Dentro das regras de negócio podem estar também políticas definidas para descontos, formas de pagamento, prazos de entrega e até mesmo instalação. Quanto mais claro forem os passos, mais chances de melhorar os processos de venda seu empreendimento terá.
2) Mensuração de etapas
Reuniões diárias com a equipe de vendas são essenciais para o acompanhamento dos processos de vendas. Desta forma é que são medidos – além dos trâmites, o desempenho de todos da equipe, bem como as dificuldades e facilidades.
Crie um sistema de reuniões(mesmo que nem todos possam estar presentes) e diariamente veja quais os melhores caminhos para a concretização de seus negócios.
3) Ouça sua equipe
Ter um canal direto para atender sua equipe reforça o comprometimento de cada um, motiva o colaborador e ainda deixa as coisas sempre claras. Este canal aberto pode funcionar como se fosse um atendimento a seu melhor cliente: tem que ter as respostas, sanar dúvidas, atender a pedidos e ouvir sugestões. Com a equipe motivada os processos de vendas fluem melhor.
O processo de vendas pode ser estruturado a partir deste canal. Afinal, ao ouvir quem está no dia a dia do trabalho, você abre espaço para a motivação, para a felicidade destes colaboradores. As vendas de sua empresa devem deslanchar!
Como funcionam os processos de vendas em sua empresa? Comente!