Via : DNA do Empreendedor

Publicado: quarta-feira, 19 abril, 2017 às 13:09
Como simplificar seu processo de vendas
Com uma equipe de vendas bem treinada, conhecedora dos produtos e serviços que sua empresa oferece, os problemas passarão longe

Para o funcionamento correto da estrutura de uma empresa, manter o processo de vendas em ordem é fundamental

Afinal, para que a morosidade e a burocracia não tomem conta de seu negócio, é necessário deixá-lo bem prático. Além disso, é preciso deixar o caminho entre os vendedores e os clientes bem didático, com regras definidas e negociações claras. Confira abaixo três ideias para não ter preocupações com as vendas de seus produtos e serviços.

1) Defina regras de negócios

Regras de negócios são objetivos, deveres e restrições afins a operações comerciais. Para que tudo funcione de maneira esperada em suas vendas, é necessário o estabelecimento de condutas. Estas condutas englobam desde o contato inicial entre vendedores e clientes até o atendimento pós-venda.
Com uma equipe de vendas bem treinada, conhecedora dos produtos e serviços que sua empresa oferece, os problemas passarão longe. Dentro das regras de negócio podem estar também políticas definidas para descontos, formas de pagamento, prazos de entrega e até mesmo instalação. Quanto mais claro forem os passos, mais chances de melhorar os processos de venda seu empreendimento terá.

2) Mensuração de etapas

Reuniões diárias com a equipe de vendas são essenciais para o acompanhamento dos processos de vendas. Desta forma é que são medidos – além dos trâmites, o desempenho de todos da equipe, bem como as dificuldades e facilidades.
Crie um sistema de reuniões(mesmo que nem todos possam estar presentes) e diariamente veja quais os melhores caminhos para a concretização de seus negócios.

3) Ouça sua equipe

Ter um canal direto para atender sua equipe reforça o comprometimento de cada um, motiva o colaborador e ainda deixa as coisas sempre claras. Este canal aberto pode funcionar como se fosse um atendimento a seu melhor cliente: tem que ter as respostas, sanar dúvidas, atender a pedidos e ouvir sugestões. Com a equipe motivada os processos de vendas fluem melhor.
O processo de vendas pode ser estruturado a partir deste canal. Afinal, ao ouvir quem está no dia a dia do trabalho, você abre espaço para a motivação, para a felicidade destes colaboradores. As vendas de sua empresa devem deslanchar!

Como funcionam os processos de vendas em sua empresa? Comente!

3 ideias para simplificar seu processo de vendas
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *